A depressão é uma condição médica séria que requer uma avaliação profissional adequada para um diagnóstico preciso. No entanto, existem alguns sinais e sintomas comuns associados à depressão. Aqui estão alguns indicadores que podem sugerir que você está enfrentando a depressão:
Humor deprimido: Sentir-se triste, desesperançoso, vazio ou sem interesse ou prazer em atividades anteriormente apreciadas.
Alterações no sono: Insônia (dificuldade em adormecer, acordar durante a noite ou acordar muito cedo) ou hipersonia (dormir excessivamente).
Mudanças no apetite: Perda de apetite e peso ou aumento do apetite e ganho de peso.
Fadiga e falta de energia: Sentir-se cansado, lento ou sem energia, mesmo após um descanso adequado.
Sentimentos de culpa ou inutilidade: Sentir-se excessivamente culpado, sem valor ou com baixa autoestima.
Dificuldade de concentração: Ter problemas de memória, raciocínio ou tomar decisões.
Agitação ou retardo psicomotor: Ficar inquieto e agitado ou ter movimentos e pensamentos lentos.
Pensamentos de morte: Ter pensamentos recorrentes sobre morte, suicídio ou desejo de morrer.
É importante lembrar que esses sintomas devem estar presentes na maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos duas semanas consecutivas, e causar sofrimento significativo ou interferir nas atividades diárias e no bem-estar geral.
Se você está enfrentando vários desses sintomas e acredita que possa estar com depressão, é fundamental buscar ajuda profissional. Recomendo que entre em contato e marque uma sessão para uma avaliação adequada e um plano de tratamento apropriado. Atendimento humanizado.
Vamos que vamos! Pode contar comigo, já atendi muitas pessoas com depressão que passaram a ter uma nova vida após o tratamento!
Tamo junto!
Psicólogo Felipe Rosenberg
Comments