top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicólogo Felipe Rosenberg

Como saber se estou com burnout, esgotamento emocional?


O burnout é uma condição relacionada ao estresse crônico no trabalho, e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, existem alguns sinais e sintomas comuns associados ao burnout. Aqui estão algumas indicações de que você pode estar enfrentando o burnout:

  1. Exaustão física e emocional: Sentir-se constantemente cansado, sem energia e emocionalmente drenado, mesmo após períodos de descanso adequado.

  2. Diminuição do desempenho no trabalho: Experimentar uma diminuição na eficácia ou produtividade no trabalho. Sentir dificuldade em cumprir prazos ou em se concentrar nas tarefas.

  3. Aumento do distanciamento emocional: Sentir-se emocionalmente desconectado do trabalho, colegas de trabalho e clientes. Ter uma atitude cínica ou negativa em relação ao trabalho.

  4. Alterações no comportamento: Isolamento social, afastamento de atividades que costumavam ser prazerosas e aumento do tempo gasto no trabalho.

  5. Problemas de sono: Dificuldade em adormecer, insônia ou acordar cansado mesmo após uma noite de sono.

  6. Problemas de saúde física e emocional: Dores de cabeça, problemas gastrointestinais, alterações no apetite, ansiedade, irritabilidade e sintomas de depressão.

É importante observar que o burnout está associado especificamente ao estresse crônico relacionado ao trabalho e não deve ser confundido com outras condições de saúde mental, como a depressão ou a ansiedade.

Se você está enfrentando vários desses sintomas e acredita que possa estar com burnout, é essencial buscar ajuda e suporte. Marque uma sessão para avaliar sua situação de forma adequada e oferecer orientações e estratégias de gerenciamento do seu estresse. Além disso, fazer mudanças no estilo de vida, estabelecer limites no trabalho e buscar apoio emocional também são medidas importantes para lidar com o burnout. Vamos tratá-lo? Pode contar comigo! Já tratei muitas pessoas com burnout!


Tamo junto!

Psicólogo Felipe Rosenberg



101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page